Responsável Técnico
 Dr. Marcelo Géa
 CRM-DF 10.133
  Dr. Marcelo Géa

3322-6917 / 3226-4700
98533-7966 OI
99901-1442 VIVO


SCS Qd 07 Bloco "A", Torre do Pátio Brasil Shopping, Sala 1003 - Brasília/DF
 
 
 
 

Clínica de Cirurgia Plástica e Estética

   

, -

 
Nova pagina 1
  Página Inicial | Cirurgias Plásticas no Homem | Face | Otoplastia (Orelha de abano)  
 
 
  Otoplastia (Cirurgia das orelhas)

Algumas pessoas nascem com orelhas mal formadas, ou seja, com o formato diferente do normal. A mal formação mais comum é a chamada orelha de abano, a qual apresenta sua borda lateral mais distanciada da cabeça, aparentando por isso ser maior. Nessas orelhas há também o apagamento da anti-hélice (dobra interna da orelha), conferindo à esta um aspecto de antena parabólica.

A otoplastia é a cirurgia que leva à correção da orelha em abano visando a formar a anti-hélice e diminuir a distância entre a face posterior da orelha e o couro cabeludo, com o objetivo de permitir que o paciente apresente orelhas com aspecto normal e sem cicatrizes visíveis.

A idade ideal para a correção é entorno de 6 anos, quando a orelha já alcançou o tamanho adulto e a criança começa o período escolar.

A anestesia pode ser local, local com sedação ou geral.

Toda cirurgia plástica deixa cicatriz. A cicatriz desta cirurgia é imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar "quase inaparente". 

O paciente pode receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia, dependendo do tipo de anestesia realizada.

No pós-operatório há edema e equimoses( inchaço e rouxidão) que regridem por volta de 1mês. Deve-se evitar qualquer tipo de trauma às orelhas, inclusive dormir sobre ela por 3 semanas.

Pode-se usar uma bandagem elástica que protege e mantém a orelha imobilizada junta à cabeça,a critério do cirurgião.

As complicações são raras. Porém como toda cirurgia tem seus riscos, podemos citar: hematoma, infecção, deiscência (abertura da sutura), cicatriz hipertrófica (exacerbada).

Essas orientações representam uma visão geral e poderão mudar dependendo do caso. Todas as dúvidas devem ser completamente esclarecidas nas consultas que antecedem a cirurgia.

 
     
   
 
 
 

Copyright 2018 Clnica Incorpore - Cirurgia Plstia e Esttica

Desenvolvido por: PortalBSB