Página Inicial | Medicina Estética | Tratamento Facial | Toxina Botulínica (Botox® e Disport®)

Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica é um complexo protéico de origem biológica, obtido a partir da cultura da bactéria Clostridium botulinium, sendo conhecida em nosso meio pelos nomes comerciais de Botox®, Dysport® e Prosigne®.

Atualmente, a toxina botulínica é empregada na terapia de muitas doenças por neurologistas e oftalmologistas, e, mais recentemente, pela ausência de complicações e simplicidade do uso, passou a ser um recurso estético, produzindo um relaxamento na musculatura facial, melhorando as rugas de expressão (rugas dinâmicas).

Os sulcos ou rugas dinâmicas não são provocados por defeitos na pele ou camada subcutânea, e sim pelo enrugamento (contração) dos músculos situados logo abaixo dessas estruturas durante a execução de gestos faciais, como sorrir, beijar e franzir a testa. Se esses músculos são privados de suas conexões com os nervos responsáveis pela sua estimulação, passam para um estado de repouso constante e deixam de provocar rugas na pele, ou seja, a Toxina Botulínica age no relaxamento da musculatura onde é inserida, bloqueando impulsos nervosos e atenuando as linhas de expressão faciais. Com isso, o paciente obtém aparência mais descansada, tranquila e rejuvenescida.

As indicações Estéticas:

1) Linhas Faciais Hipercinéticas ( Rugas de expressão) :
• Rugas frontais
• Rugas glabelares (localizadas entre os supercílios)
• Rugas peri-orbitárias ( Pés-de-galinha)
• Rugas peri-bucais ( código de Barra)
• Rugas Transversais do Nariz

2) Hiper-Hidrose Palmar e Axilar ( suor excessivo nas mãos e Axilas)

A aplicação:
• 30 minutos antes do início do procedimento, faz-se aplicação de uma pomada anestésica, para minimizar a pequena dor da picada da agulha.
• O procedimento, com duração média de 10 a 15 minutos, não requer internação.
• O medicamento é injetado diretamente nos músculos, após marcação , usando-se uma agulha muito fina e delicada.O desconforto provocado pelas picadas é, na maioria dos casos, muito discreto e bem tolerado.

Após a aplicação:
• Retorno imediato às atividades normais.
• Evitar massagens faciais ou movimentos intensos que movimentem a área tratada durante as primeiras 4 horas (eliminando, assim, o risco de deslocamento do medicamento).
• Evitar a prática de exercícios Físicos .

Contra-indicações:
Não devem aplicar Toxina botulínica:
• Gestantes.
• Lactantes.
• Portadores de doenças neuro-musculares.
• Pessoas sob tratamento com antibióticos sistêmicos, anti- coagulantes ou aspirina. • Pessoas que apresentem processo inflamatório ou infeccioso nos locais onde será aplicado o medicamento.

Os riscos:
As complicações são raras e reversíveis. No entanto, podem surgir dores de cabeça ou locais logo após o uso da Toxina. Em alguns casos, aparecem hematomas durante a aplicação, decorrentes de lesões em alguns vasos sanguíneos, mas seus efeitos são transitórios.

Os resultados:
• O efeito do medicamento começará a ser visível somente 48 a 72 horas após a aplicação e atingirá sua plenitude em 7 a 10 dias.
• Sua duração varia entre 3 e 6 meses. Nos pacientes que fazem atividade física é observado uma menor duração do efeito .Após a terceira ou quarta aplicações, os efeitos tornam-se, em alguns pacientes, mais duradouros.

Vantagens :
• É um procedimento simples, rápido e seguro, sem cicatrizes.
• Não requer internação nem afastamento das atividades normais.
• Rejuvenesce a aparência física de forma bem natural
• Suaviza as linhas de expressão

Obs.: Sulcos muito profundos podem requerer uma complementação com preenchimentos, para obter um apagamento mais efetivo. Por outro lado, a manutenção dessa área em repouso prolongado (através de sucessivas aplicações de toxina botulínica) pode propiciar um preenchimento natural por conta da formação e depósito de colágeno no local.